Companheiro matinal de muitas pessoas, o café é a muleta perfeita para encarar o começo do dia com disposição, e, realmente, não há problema algum nisso. O fato é que, na correria do dia a dia, muitos o degustam de barriga vazia, a permitir assim que os benefícios da bebida deem lugar a malefícios inesperados. 

Uma pesquisa publicada pela revista americana Reader´s Digest revelou algo que muitos não questionavam. Os estudos realizados comprovam que, ao entrar em contato com o estômago vazio, o café produz ácidos estomacais capazes de danificar as paredes do próprio órgão, a gerar assim indigestão e azia.

O ciclo circadiano do corpo é outro componente capaz de ser danificado pela prática incorreta. Devido à má ingestão, os níveis de cortisol, hormônio responsável por deixar o corpo alerta e com energia, podem ser alterados. Com tal consequência, o relógio biológico deixa de funcionar corretamente, e todo o efeito enérgico esperado é anulado.

Em entrevista ao site britânico Express, o médico e diretor da PushDoctor.co.uk, Adam Simon, revelou que o hábito é capaz de estimular o nervosismo, a ansiedade e outros efeitos colaterais. “O café pode aumentar a frequência cardíaca, irritabilidade e incapacidade de se concentrar”, completou. A melhor recomendação, de acordo com Adam, é o alinhamento da bebida com um café da manhã completo e saudável.

Matéria disponível em : Clube do Café